//
USBconnect
Fonte de Alimentação, Hardware

Testando Fonte de Alimentação

Neste tópico veremos como descobrir se a fonte de um micro está queimada.

Quando você pressiona o botão de força e o micro não da nenhum sinal, provavelmente o problema está em sua fonte. Antes de qualquer suposição é necessário certificar-se  que o problema não esta no ponto emissor de energia, e a fonte encontrar-se ligada.

Casso esteja tudo em ordem e não tenha nenhuma tomada em chamas em sua casa, uma das grandes possibilidades é a da sua fonte ter queimado.

Para realizar os testes é necessário que você remova a fonte de seu micro e a desconecte da tomada.

Testes simples com um clips ou um fio

Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa mãe. Ele é o maior de todos, contando com vinte ou vinte e quatro pinos, de acordo com cada versão.

Localize o terminal do fio verde e insira uma das pontas de um clipes desemcapado ou um fio (ele é responsável pela partida do computador quando o botão de energia é acionado). Logo ao lado deste terminal, deve haver também outro para o fio preto (GND). É nele que deve ser inserida a outra ponta do clipe. A esta altura seu conector da placa mãe deve estar exatamente assim.

Após inserir o clips cuidadosamente ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Caso as ventoinhas comecem a girar, você tem um indicativo de que a sua fonte está funcionando normalmente, logo dificilmente ela será uma das causas do computador não estar ligando.

Teste de tensão com um multímetro

Para realizar este teste, regule o aparelho para modo de alimentação contínua, insira a ponta multi-teste preta em qualquer terminal preto do cabo da placa mãe (com a fonte ainda ligada pelo último teste após retirar o clips).

Em seguida ligue a outra ponta de testes no fio vermelho. O valor mostrado no aparelho deve ser de 5V, com variação de 0,5V para mais ou para menos. Em seguida, repita o procedimento com o fio amarelo, mantendo a ponta preta no fio preto. A tensão mostrada deve ser de 12V, novamente com variação de 0,5V para mais ou para menos.

 

Se a sua fonte não deu nem sinal de vida com o teste proposto acima, é provável que ela esteja avariada. O custo do reparo varia de acordo com a natureza do problema (se for só um fusível, você gastará centavos na troca), mas se você não entende de eletrônica o ideal é buscar a ajuda de um técnico especializado. Caso opte pela compra de uma fonte nova, leve sempre em consideração a necessidade de energia dos seus componentes para não comprar uma abaixo das especificações necessárias.

Para mais informações sobre o Funcionamento das fontes clique aqui.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixar uma Resposta.